24 de abril de 2017

Choque de Realidade

Era mais um belo dia para se sentar no banco da praça e ler um jornal. Era isso que aquele homem fazia quase todos os dias. As pessoas sorrindo, os pássaros cantando, a cidade movimentada, o sol brilhando, cachorros falantes, céu azul... espera, o quê?

- Bom dia, senhor. - disse, o cão que se sustentava nas duas patas traseiras.

O choque foi tão grande que o pobre homem desmaiou. Tudo que ele aprendeu, durante toda a sua vida, se contrariou naqueles dois segundos de bizarrice. Como pode um animal que não pode e não deveria falar ser capaz de tal feito?!

É um pesadelo estranho que nós temos.

16 de abril de 2017

A Fascinante Natureza de Deus

Resultado de imagem para bible god
Será que entendemos Sua natureza?
Quem é Deus? Essa é uma pergunta antiga que continua sem resposta para muitos. Onde ele está? O que ele é exatamente? Como Deus age e interfere em nossas vidas? Deus é bom?


Nessa postagem eu tratarei de quatro tópicos importantes ao tentar entender quem ou o que é Deus: onisciência, onipotência, onipresença e benevolência.

Para começar: existência de Deus

Antes de falar sobre Ele, precisamos saber se Ele existe. Claro que vamos falar sobre Deus, existindo ou não, mas vale a pena colocar esses detalhes em ponto.


Será que existe um Deus? Ateus vão dizer que não e usar a ciência (não tão profunda) para provar isso. Deístas vão usar a lógica e filosofia para provar o contrário.

Para começar, Tomás de Aquino, religioso da Idade Médio, publicou em seu livro Suma Teológica as Quatro Provas (que são chamadas Quatro Provas ou Quatro Vias de Tomás de Aquino). Usando apenas a razão, Aquino afirmou que a existência de Deus é provada pelas quatro vias seguintes:
  • Primeiro Motor Imóvel: O argumento afirma que, a partir de nossa experiência de movimento no universo (movimento sendo a transição da potência ao ato), podemos ver que deve ter havido um motor inicial. Aquino argumentou que o que está em movimento deve ser posto em movimento por uma outra coisa, por isso não deve ser um motor imóvel. 
  • Causa Primeira: Decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. Não se encontra, nem é possível, algo que seja a causa eficiente de si próprio, porque desse modo seria anterior a si próprio: o que é impossível. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita e não se chegaria ao efeito atual. Logo é necessário afirmar uma Causa eficiente Primeira que não tenha sido causada por ninguém. 
  • Ser Necessário e Ser Contingente: Existem seres que podem ser ou não ser, chamados de contingentes, isto é cuja existência não é indispensável e que podem existir e depois deixar de existir. Todos os seres que existem no mundo são contingentes, isto é, aparecem, duram um tempo e depois desaparecem. Mas, nem todos os seres podem ser desnecessários, caso contrário o mundo não existiria. Alguma vez nada teria existido, logo é preciso que haja um Ser Necessário que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundamentada em nenhum outro ser. 
    Igualmente, tudo o que é necessário tem a causa da sua necessidade noutro. Aqui também não é possível continuar até o infinito na série das coisas necessárias que têm uma causa da própria necessidade. Portanto, é necessário afirmar a existência de algo necessário por si mesmo, que não encontra em outro a causa de sua necessidade, mas que é causa da necessidade para os outros: O que todos chamam Deus.
    Do Nada não surge e nem advém o Ser. Como se observa que as coisas existem, não pode ter havido um momento de Nada Absoluto, pois daí não se brotaria a existência de algo ou coisa alguma. 
  • Ser Perfeito: Verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, o universo está ontologicamente hierarquizado - seres racionais corpóreos, animais, vegetais e inanimados) qualquer graduação pressupõe um parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a Causa da Perfeição dos demais seres.
  • Inteligência Ordenadora: Existe uma ordem admirável no Universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência ordenadora, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada. Com efeito aquilo que não tem conhecimento não tende a um fim, a não ser dirigido por algo que conhece e que é inteligente, como a flecha pelo arqueiro. Logo existe algo inteligente pelo qual todas as coisas naturais são ordenadas ao fim, e a isso nós chamamos Deus.
    Há uma ordem em todos os seres, o menor vegetal, por exemplo, tem órgãos para cada função ordenados para a preservação da espécie. Esta ordem pressupõe uma Inteligência ordenadora, pois a ordem não vem do caos e nem do acaso. Da mesma forma as letras de um livro não são colocadas ao acaso. Logo a ordem existente no mundo prova a existência de uma Inteligência que ordenou todas as coisas nos mínimos detalhes. É necessário que exista uma Inteligência Suprema que tenha ordenado o Universo criado.
Uma grande leitura! Mas como vimos, Tomás de Aquino propôs estas teses que pretendem explicar a natureza divina usando a filosofia e lógica. Acredito que agora podemos afirmar que há uma força superior no universo, não importa a religião que você tenha. Com isso, podemos mover pros próximos tópicos de nosso post.

Onisciência

O ser que de tudo sabe e que tem conhecimento pleno sobre toda existência é o onisciente. Esta é a qualidade mais fascinante de Deus. Como pode Deus saber do passado, presente e futuro?

Isso vai além de nossas capacidades. Tanto que acaba criando um paradoxo: se Deus sabe o que vai acontecer, por que ele ainda se ira contra nós? E além disso, temos o problema do livre arbítrio, que questiona nossa capacidade de decisão em um universo controlado por Deus.

Eu bolei uma teoria interessante nos últimos dias. Veja que em diversos momentos da Bíblia, Deus fica furioso ou triste com as ações humanas. Alguns se questionam o porquê d'Ele, o que sabe do que vai acontecer, ficar assim tão surpreso.

Mas imagine que você escreve um livro, um romance. Você cria cada personagem, cenário e ação daquele mundo. Agora você, o autor, vai ler aquele livro e conforme lê vai se emocionando com a história que você mesmo concebeu. O mesmo é com Deus, ele está meramente reagindo ao seu mundo e ao homem que ele criou.

Já a questão do livre arbítrio é certamente complicada. Por que você está onde está? Foi você que decidiu entrar nesse blog ou algo maior está te controlando, por assim dizer?

Seguindo minha metáfora anterior, nós certamente temos um futuro predestinado. Isso é um tanto triste e sinistro.

Onipotência

A onipotência é a capacidade de um ser de poder realizar tudo. E eu digo qualquer coisa! René Descartes disse uma vez que Deus é aquele capaz de fazer 2 + 2 = 5 (onipotência absoluta).

Mas não podemos deixar de falar do Paradoxo da Onipotência ou Paradoxo da Pedra! A lógica deste complicado paradoxo é a seguinte:
  1. Deus cria ou tenta criar um pedra de peso infinito e que não pode ser erguida
  2. Se ele conseguir erguê-la, ele não é onipotente pois ele falhou em criar uma pedra de peso infinito
  3. Se ele não conseguir erguê-la, também não é onipotente pois falhou em realizar tal ação
  4. De uma formou ou outra, Ele não é onipotente
Esse paradoxo é bastante antigo e pode ser resolvido de forma simples. Basta imaginar Deus como um ser que transcende qualquer lógica humana e que é capaz até de "realizar" paradoxos, como escrever reto em linhas tortas, por exemplo.

Resultado de imagem para paradox of omnipotence
Deus pode mover algo que não deve ser movido?

Onipresença

Deus está em todos os lugares. Ele ouve todos que clamam por Seu nome. Essa não parece uma questão muito complicada, mas se analisarmos o contexto histórico vemos que Ele não foi tão presente.

A Bíblia se limita ao Oriente Médio. E quanto ao resto do mundo? Aparentemente Deus só quis se revelar naquela parte da Terra. Mas esse conceito pode estar errado, de acordo com minha teoria.

Na América do Norte havia o Grande Espírito. Na Grécia era Zeus. No Egito, Rá. Os Nórdicos tinham Odin e os Massai tinham Ngai. Sabe o que esses deuses têm em comum? Eles são deuses pais, benevolentes, muito parecidos com Javé da Bíblia.

Não seriam Javé, Rá e Ngai todos manifestações da mesma divindade? Me parece bem plausível que ele não se limitaria ao Oriente Médio. O que houve foi a soberania do cristianismo sobre as demais religiões, mas talvez não exista uma diferença tão grande para outras crenças.

Benevolência

E finalmente temos a benevolência, supostamente um aspecto de Deus. Mas o que O motiva a fazer o bem? Certamente o pai sempre ama o filho, mas parece que Deus, em sua infinita consciência, tem a capacidade de perdoar até o mas tirano se este estiver disposto de aceitar seu perdão.

Este não é um tópico tão complicado mas ainda é interessante. Muitos teólogos cristãos aceitam que o Mal surgiu como um rebeldia contra Deus, isso teria começado com Lúcifer. Porém, eu tenho outra visão sobre o relacionamento Mal-Bem.

Não faz sentido o Bem vir antes do Mal. No nosso mundo, se você observar, a maldade, o caos e o sofrimento são muito mais presentes. O estado natural do Universo é em caos. Deus, o Bem, vem como uma luz "alienígena" que aparece entre o mal. Isso explica porque Jesus é a Salvação.

Afinal, por que Satanás se rebelaria? Quais seriam os motivos de sair do conforto e graça de Deus? Toda a história de Lúcifer, de um ponto de vista filosófico e moral, não faz sentido.

Coisas que a mente humana é incapaz de compreender

Existem dois conceitos que são incompreensíveis para nossa limitada e primitiva mente.

  • Eternidade: como algo pode durar para sempre?
  • Nada: como pode absolutamente nada existir?
É importante notar que Deus, com sua onisciência, consegue enxergar com clareza essas duas dimensões da realidade, já que ele é eterno e pode ser vazio (de alguma forma...) ao mesmo tempo.

Bônus: metáfora da pensão

Imaginem que há uma pensão e que várias famílias vivem nessa pensão. Essa pensão foi criada e é administrada por alguém que não é completamente compreendido pelos habitantes. De alguma forma a pensão é controlada por este alguém, talvez ele seja invisível e intangível. Este alguém vigia a pensão a todo momento, talvez tenha câmeras espalhadas pela casa? (onipresença). Este alguém pode fazer qualquer coisa, é um dono de pensão respeitável (onipotência). Este alguém sabe de tudo que há na pensão, ele a administra há muito tempo (onisciência). Este alguém trata seus inquilinos muito bem (benevolência).

Este alguém é Deus...?

10 de abril de 2017

Tiranos

O Homem é uma criatura engraçada....
Deus o deu a inteligência, mas ele não a sabe usar!
Os tiranos e orgulhosos vêm em primeiro e
os fracos e humildes em segundo lugar.

Que mundo é este, onde os requintes de poucos
valem mais que a paz de muitos?

Manifesto dos Tolos

Eu olho no seu rosto e vejo todas as coisas que eu odeio. Sou um defensor da paz, da justiça... mas não encontro palavras, não sei explicar. Queria ter uma visão diferente sobre você e sobre tudo que você admira, mas parece que o motor da minha alma me leva por outro caminho... sinto muito.

Grande homens, poderosos, começam guerras e conflitos por motivos solenes e ponderosos. Nossa desavença teve início a partir do momento que nós deixamos de nos entender e de olhar o mundo pelos olhos do outro.

Nesse momento, do que adiante saber quem é o mais forte? O que importa é quem está certo, assim nenhum lado precisará sentir dor como castigo. Quem está certo? Ninguém.

Algumas pessoas odeiam outras pelos motivos mais ridículos, seja pelo vestir, pelo falar, pelos seus jeitos ou crenças. O único modo de tolerar alguém é se por no lugar dele.

O nosso mundo sofre do problema de conexão e compreensão, que são virtudes que faltam. Como podemos ajudar o próximo se nós o odiamos tanto e olhamos para ele de uma forma tão distorcida? Claro, o ódio existe, as doutrinas, as crenças religiosas e filosóficas... embora possam ser colocadas em primeiro plano, não podem encobrir minha tese.

É o que nós somos. Eu: tolo perdido. Tu: tolo quebrado.

Assim será pra sempre?

2 de abril de 2017

País: Brasil

Banhado pelo Atlântico,
é o filho da América,
uma nação de muitas cores,
mas isso o que é?

O país da festa e da fé,
do Sol e dos homens,
onde todos sempre humildes
aceitam a felicidade.

Nação ancestral,
dos brancos e dos escuros,
dos santos e orixás,
do calor e do frio.

Não se sabe definir,
mas todos sabem como é,
belo, impávido e colosso,
gigante pela natureza: Brasil.