Esse é um post importante porque eu quero falar aqui de um jogo de video game que considero um dos melhores que já joguei. Nada da nova geração, tampouco algo do arcade dos anos 80. Este jogo tem 17 anos e foi lançado pela Nintendo para o Nintendo 64. Estou falando de The Legend of Zelda: Majora's Mask.
Não tenho idade pra ter visto este jogo nas prateleiras em 2000, mas tive (e tenho) o prazer de jogá-lo em um emulador. Uma opinião impopular, que muitos vão discordar, é de que acho este jogo melhor que seu antecessor Ocarina of Time (que eu aindo acho um jogo bom). Se nunca jogou nenhum dos dois, deveria, pois talvez sejam os dois melhores games do Nintendo 64.
Praticamente tudo em Majora's Mask é perfeito. A jogabilidade não só continua o legado de Ocarina of Time como o expande com a inclusão das máscaras de transformação, permitindo que exploremos áreas exclusivas apenas para certas formas.
O enredo talvez seja o que mais me fascina. Em Ocarina of Time nós temos uma história mais clichê e infantil, que eu pessoalmente não acho tão profunda. Em Majora's Mask, a trama é sombria e apocalíptica, e um tanto triste e melancólica em algumas partes. A Lua está literalmente caindo e vai destruir a Terra, e o único que pode salvar o mundo é Link (você), invocando os quatro gigantes para segurar o astro e deter Skull Kid, vilão possuído pela Máscara de Majora.
Os gráficos são um dos melhores do console, rico em cores e texturas. Tanto que o jogo PRECISA do Expansion Pak para funcionar. Outra característica interessante e a falta de cenários renderizados, comuns em Ocarina of Time. Algumas áreas em Majora's Mask são enormes!
Eu recentemente zerei o jogo, peguei todas as máscaras e quase todos os itens necessários. Foi uma grande experiência que claro seria mil vezes melhor jogando no consola mas ainda assim sempre vale a pena.
Então, com isso chegamos a conclusão de que gráficos, jogabilidade e a atmosfera criada pelo enredo são essenciais para a construção de um bom jogo e que isso constitui a base da arte dos video games que vem sido desenvolvida há décadas. Majora's Mask, em minha opinião, é um exemplo de como não só um jogo é bem construído, mas também como um jogo pode evoluir de seu antecessor no mesmo sistema.

