1 de abril de 2018
Liga da Injustiça!
Estou escrevendo este texto na madrugada para contar o quão ruim Liga da Justiça, um filme supostamente dirigido por Zack Snyder, realmente é.
Este filme é um lixo de tantas maneiras... No começo, quando eu ouvi as críticas negativas, eu achei que fosse mais uma piada da internet, gente exagerando falhas. Mas foi depois que eu vi com os meus próprios olhos o nojo que este filme é que eu entendi que a internet estava certa.
Liga Justiça é uma sequência de Batman vs Superman e mostra os novos heróis defensores da Terra se unindo para ressucitar Superman e tentar proteger o mundo da ameaça alienígena de Lobo da Espete, um vilão que quer reunir as três caixas maternas e transformar o planeta em um inferno.
Maioria dos filmes da DC são mal recebidos, isso é fato. A exceção é Mulher-Maravilha, que foi realmente muito bem feito. Mas eu esperava mais de Liga da Justiça, pelo menos espiritualmente.
Homem de Aço, Batman vs. Superman, esses filmes tinham uma pegada que dava certo, pois eram dirigidos por Zack Snyder e compostos por Hans Zimmer. Mas agora você percebe que Liga não é um filme do Snyder... mas de um homem chamado Joss Whedon.
Esse cara, diretor de Os Vingadores da Marvel, teve um papel importante na pós-produção. Acontece que em 2017 a filha de Zack Snyder cometeu suicidio e ele que teve de sair do filme, e então Joss, que já estava contratado para refazer o roteiro e deixá-lo mais família, refez muitas cenas.
Isso é claro vendo os trailers mais antigos do filme, que mostram cenas com cor e ângulo muito diferentes, algumas falas não presentes no filme e cenas inteiras que não existem na versão final!
Essas duas visões diferentes criaram uma bagunça.
Mas só assistindo para entender do que eu estou falando.
Vamos começar falando do aspecto mais asqueroso desse filme: a caracterização e desenvolvimento de personagens. Esse problema, eu tenho que afirmar, não é nem culpa da troca de diretores, mas da DC mesmo. A Marvel, por exemplo, deu a cada personagem um filme solo antes de lançar Os Vingadores em 2012, mas a DC quer nos fazer engolir a história toda do Aquaman nesse filme sendo que ele teve só uma aparição de dez segundos em outro filme! É loucura!
O problema pior é com o vilão, Lobo da Espepe, um inimigo genérico feito de CGI que é mais patético do que assustador. O único vilão respeitável da DC até agora foi Zod, o resto é ridículo.
A ação é caótica, principalmente no ato final quando a Liga está em uma cidade russa e Batman está em seu veículo matando uns capangas do vilão. Coisas acontecem, coisas explodem, o Aquaman sai pulando por aí, o Flash sai correndo... sei lá, é uma festa de efeitos especiais mas nenhuma alma, nenhuma emoção investida.
O tom desse filme é inconsistente. Em Homem de Aço, Batman vs Superman e até Mulher-Maravilha havia um senso de grandiosidade, a história era pesada e também deprimente. Mas isso não existe em Liga da Justiça, pois Joss Whedon reescreveu varias cenas e decidiu incluir piadinhas do estilo Marvel no roteiro. Flash protagoniza a maioria delas, e até Batman cai na palhaçada.
É por isso que esse filme fracassou não apenas na crítica como na bilheteria também. As pessoas já sabiam ao ver a propaganda que o filme havia perdido a garra que tinha, e que havia se tornado apenas um Avengers da DC.
Pra concluir, Liga da Justiça é um filme bobo, não se compara ao que Zack construiu nos filmes anteriores. Talvez se tivessem respeitado mais a visão dele e incluído as cenas deletadas e se tivessem deixado o filme mais sério também seria bom. O problema também é da Warner Bros. que parece sempre estar apressada para copiar a
Marvel Studious e não tem paciência para desenvolver os super-heróis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário