Todo mundo estava falando desse filme novo da Netflix, Bird Box, que estava fazendo muito sucesso. Uma trama sobre pessoas que ao ver criaturas sobrenaturais viravam psicóticas e suicidas até que chamou minha atenção, mas achei que era só um filmeco de fim de ano feito para agradar jovens em férias. Até que uma tarde, eu, um jovem de férias, se viu entediado e decidir dar uma olhada em Bird Box (Caixa de Pássaros).
A história é sobre Melorie (Sandra Bullock, que lembra a Glória Pires), uma mulher grávida que se encontra no meio de uma crise apocalíptica. Criaturas misteriosas, que não são mostradas no filme, fazem as pessoas se matarem ao serem vistas. Ela passa uma metade do filme presa em uma casa com um grupo de sobreviventes, todos fazendo o possível para não verem essas entidades.
O conceito é interessante, certamente. Mas alguns perceberam a semelhança entre o enredo de Bird Box e outros dois filmes: Um Lugar Silencioso e Fim dos Tempos. Nesse último, dirigido pelo desastroso M. Night Shaymalan, a humanidade também sofre uma crise de suicídios causada por uma força da natureza invisível. Em Um Lugar Silencioso, os personagens são obrigados a não fazerem barulho (em contraste com o "não verem" do filme da Netflix). Eu não vi Um Lugar Silencioso, mas posso dizer que Bird Box supera Fim dos Tempos (em TODOS os sentidos, pois aquele filme é muito ruim).
Outra coisa que eu percebi foi a presença de uma agenda. Um personagem interpretado por John Malcovich diz, em certo ponto, que eles "estão fazendo o fim do mundo grande de novo", uma referência ao discurso de campanha de Donald Trump, o que não me surpreendeu vindo de um personagem que é uma caricatura de um eleitor de Trump. Também temos um casal gay e um inter-racial no filme. Mas isso não o torna pior, é só um detalhe.
As criaturas antagonistas do filme são bem representadas, e eu gostei do fato de não serem vistas por quem assiste, embora uma cena mostrado a aparência das criaturas tenha sido gravada mas deletada. A sensação de perseguição e de fuga é constante, e a fraqueza dos personagens perante esses demônios lovercraftianos é clara e assustadora.
Portanto, embora não seja uma adaptação perfeita (eu pesquisei e vi que o livro tem um final mais sombrio e mais interessante), Bird Box garante um bom entretenimento é um bom filme de terror.

Nenhum comentário:
Postar um comentário