16 de janeiro de 2018
A Origem: Um Excelente Filme
Ontem eu assisti (pela décima vez) a um dos melhores filmes lançado nesse século. Vindo do mesmo diretor da trilogia Batman e de Memento, A Origem (Inception) é um espetáculo cinematográfico que não deixa ninguém decepcionado.
Talvez A Origem seja um daqueles filmes que só assistindo pra entender a sua grandiosidade. Leonardo DeCaprio interpreta Dom Cobb, um especialista em invadir sonhos e roubar ideias de pessoas, normalmente gente rica. Atormentado por fantasmas do passado que ainda vivem em seus sonhos, Cobb recebe a missão de um poderoso magnata japonês para inserir uma ideia dentro do subconsciente do seu rival australiano, afim de dissolver o seu império.
A missão de Cobb decidirá se ele poderá ou não voltar para casa e se reunir com sua família, já que ele recebeu acusações de homicídio. Ele contará com Arthur, Eams, Yusuf e a jovem arquiteta Ariadne para "instalar" uma ideia na mente de Robert Fisher.
Esse filme; também estrelando Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt e Marion Cotilard; tem todos os ingredientes para grande experiência: ação, drama, suspense e até um pouco de comédia (no estilo Christopher Nolan).
Ao contrário de Dunkirk (que eu já analisei), Nolan consegue realmente nos colocar em um sonho, ou melhor, pesadelo. Tanto os efeitos especais, quanto a atmosfera e a trilha sonora nos faz sentir que estamos em um mundo diferente, anormal e perigoso. Hans Zimmer realmente sabe trabalhar com Nolan, a música é fantástica.
Infelizmente, filmes como esse não recebem o reconhecimento que merecem. Na edição do Oscar de 2011 (que premiava filmes lançados em 2010, como A Origem) o filme de Nolan perdeu para O Discurso do Rei - esse, um típico "biopic" infestado de clichês, dominado por uma trama genêrica e ambientado no Reino Unido.
Enfim, A Origem não é apenas sobre invasores de sonhos, mas também é sobre o conceito de realidade, trabalho em equipe, é sobre planejamento, poder, estratégia e, acima de tudo, é sobre ideias. Como ideias são poderosas e perigosas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário