5 de janeiro de 2018

Tumblr

Normalmente as pessoas criam blogs pelo Wordpress ou pelo Blogger (que é gratuito). Mas existem outra plataforma, não muito popular no Brasil quanto em outros países (graças a Deus), chamada Tumblr.





Eu estive lá. Eu criei uma conta no Tumblr e naveguei por seu território confuso e cheio de botões por algumas horas. Posso dizer que não foi uma experiência das mais interessantes. Não foi nem ruim, só confirmou o que já sabia: que o Tumblr é um site de blogging cheio de mulheres deprimidas que parecem viver isoladas da realidade.

Isso, mulheres. Têm muitas delas no Tumblr... eu fiquei sabendo que uma das melhores funcionalidades da "rede social" era a configuração de temas e htmls da sua página. Pesquisei no Google "como customizar seu blog no Tumblr" e me deparei com o primeiro link de uma postagem da revista Capricho!

Foi criado em 2006 por uma bicha chamada David Karp que achava que era muito difícil criar e gerenciar um blog na época, e que o Tumblr é a melhor ferramenta no mundo pra isso.

Vamos conferir o site pra ver se é verdade?

Dashboard do Tumblr
A página inicial do Tumblr é chamada de dashboard, uma espécie de linha do tempo, como a do Facebook. As babaquices postagens dos blogs que você seguem podem ser vistas aqui. Podem ver que há vários botões para postar fotos, textos, diálogos (uma besteira grande do Tumblr),vídeos, etc. Mais ensina temos outras opções como caixa de entrada e perfil.

Vamos dar uma olhada em um exemplo de um blog do Tumblr.
 
fuckyeahgeorgelucas.tumblr.com
O print acima é do blog fuck yeah george lucas (escrito assim mesmo) que trata do cineasta George Lucas. Como podem ver, este blog em particular tem um estilo bem simples. Não é um ruim, é uma daquelas coisas boas que se encontra no site.


Acima temos uma pérola, a página All I love, I love alone, criada por uma "transpessoa não-binária AFAB". O que isso significa? Não tenho ideia, mas ela com certeza não bate bem da cabeça. É uma daquelas crianças (na verdade adolescente) que odeiam a si mesmas e criam mil e um pronomes para se sentirem melhor. E o Tumblr está cheio delas.

Raios, até o Google + talvez seja melhor que o Tumblr. Existem coisas interessantes no site, mas a eu achei a navegação confusa e algumas vezes ficava tudo muito lento.

Mas talvez o Tumblr receba um ódio exagerado da internet, principalmente de neo-nazistas e fascistas que, inseguros de si, atacam os grupos de esquerda e progressistas da internet, estes concentrados no Tumblr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário