Estou meio que escrevendo isso aqui da boca para fora. Mas tudo bem, pois reservo este blog não apenas para contos, mas também para qualquer discurso meu. Só parei por um segundo para pensar nesse assunto, que é bastante interessante e faz muitos pensarem.
Teologia é o estudo de Deus e de sua natureza. As primeiras religiões surgiram, dizem, junto com as primeiras linguagens. Isso mostra como é uma "tradição" bem antiga, os homens ainda caçadores cultuavam os primeiros deuses. Assim a religião se desenvolveu. No início, eram todas politeístas (assim dizem), mas logo religiões monoteístas apareceram. Conhece o judaísmo? Essa foi a primeira grande fé monoteísta no mundo, e continua até hoje.
O que eu queria mostrar aqui eram minhas visões sobre a religião e sua natureza. Bem, eu vou dizer algo que eu tenho de dizer: entre monoteísmo e politeísmo, eu prefiro este ultimo.
Pois veja que a fé em várias divindades é algo natural para o homem. As primeiras religiões eram animistas, baseada no culto a espíritos da natureza. Isso é uma forma de politeísmo. Além do mais, as três religiões abraâmicas; cristianismo, judaísmo e nosso querido islamismo; até agora se mostraram muito, como diria, fracassadas.
Sim, infelizmente. Me desculpem, mas olhem para os terroristas muçulmanos, parecem um bando de loucos, ultra radicais. O cristianismo eu considero falho pois preza pela humildade, que embora seja uma natureza bonita, não é muito útil para o desenvolvimento de, digamos, nação. E quanto ao judaísmo, bem, deixemos eles quietos.
Algo que ainda não me lembrei de dizer é que religião é uma "arte" criada pelo homem numa tentativa de entender o mundo que o cerca. Os mitos de criação, por exemplo, tentam explicar como o universo surgiu. Hoje em dia, cientistas usam teorias, baseadas em observação, e dizem com isso que o universo tem bilhões de anos e surgiu de uma grande expansão.
Você está lendo isso e deve estar achando que sou infiel, ateu. Mas eu acredito em Deus! Ou talvez nos deuses, pois ninguém sabe se existe mais de um. No próprio cristianismo, os anjos são mensageiros de deus. O que seriam estes anjos? Alguma espécie de deus menor? É interessante.
Enfim, acho difícil não existir alguém por trás do jogo da vida. Afinal, somos apenas humanos, não sabemos de nada, somos como crianças de berço. Não posso te provar que Deus existe? Então não pode provar que ele não existe.
Depois da morte, dizem que é apenas escuridão. Talvez não. Pode haver uma luz ainda, algo maior. Ou talvez não sei do que estou falando. Mas a hora de cada um vai chegar, e no final saberemos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário